*Reprodução da matéria da Revista Valor Econômico , para a qual concedi entrevista.
Por Adriana Fonseca – 21 dez 2024
Instituições investem em formação que tem como foco incentivar a criação de soluções práticas e voltadas ao mercado.
FIA Business School, ESPM e FGV Direito SP estão entre as escolas que lançaram recentemente novos cursos de doutorados profissionais. Na primeira e na segunda, as turmas inaugurais acontecerão em 2025. Na FGV Direito SP, a primeira turma foi formada em 2024.
Regulamentado em 2017 pelo Ministério da Educação, esse tipo de programa de pós-graduação stricto sensu só pode ser ofertado ao público pela instituição de ensino depois que o programa de mestrado profissional já existente na escola obtenha nota quatro em sua avaliação quadrienal, sendo que a nota máxima para os programas profissionais é cinco, explica a professora Elza Veloso, coordenadora do doutorado profissional em gestão de negócios da FIA Business School. “O mestrado da FIA obteve nota quatro em sua primeira avaliação completa e passou a ter esse direito”, comenta. “Foi assim que o projeto de doutorado foi submetido e aprovado pela Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] em 2024 e terá seu início em 2025.
”A FGV Direito SP aguardou a consolidação do mestrado profissional para então apresentar à Capes a proposta de doutorado profissional, explica Mario Engler Pinto Junior, coordenador do mestrado profissional da instituição. “A aprovação da proposta pela Capes significa o reconhecimento da seriedade do programa e da capacidade da FGV Direito SP de sua implementação. ”
O doutorado profissional e o doutorado acadêmico têm finalidades distintas, embora ambos concedam o título de doutor ou doutora aos seus concluintes. “O doutorado acadêmico é voltado para a produção de conhecimento teórico, com foco no avanço da ciência e na pesquisa conceitual”, detalha Evandro Lopes, coordenador do programa de pós-graduação em Comportamento do Consumidor da ESPM. Geralmente, é direcionado a quem deseja seguir carreira acadêmica, como professores universitários e pesquisadores. “O objetivo é capacitar gestores para resolverem problemas complexos e reais” Evandro Lopes.
Já o doutorado profissional tem um caráter mais aplicado, voltado para a resolução de problemas práticos em contextos organizacionais ou profissionais específicos, diz Lopes. “Seu objetivo é aproximar a pesquisa da prática, gerando soluções inovadoras e relevantes para o mercado ou para a sociedade. Enquanto o acadêmico prioriza a contribuição para o campo teórico, o profissional busca impacto direto no ambiente profissional. ”
A ESPM decidiu incluir os doutorados profissionais em seu portfólio de cursos como uma resposta às demandas crescentes do mercado por “profissionais altamente qualificados que possam aliar rigor acadêmico à aplicação prática do conhecimento, visto que o doutorado profissional tem como objetivo capacitar líderes, gestores e especialistas a resolverem problemas complexos e reais, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de organizações e setores econômicos”, comenta Lopes.
Ele explica que os dois doutorados profissionais recém-lançados foram uma evolução natural da oferta do mestrado profissional em comportamento do consumidor em São Paulo e do mestrado profissional em economia criativa, estratégia e inovação no Rio de Janeiro.
Junior, da FGV Direito SP, diz que o doutorado profissional da escola foi desenhado para ser compatível com a dinâmica de vida de quem possui intensa atividade profissional. “A grade curricular é enxuta e o foco do programa recai sobre a pesquisa para produção da tese de doutoramento”, explica. “Além disso, parte das disciplinas eletivas pode ser substituída por outras atividades acadêmicas. ”
Ele comenta que, diferentemente do doutorado acadêmico, o modelo de pesquisa do doutorado profissional enfatiza o caráter aplicado, portanto, a utilidade prática das teses de doutoramento para solucionar problemas do mundo real. “Relativamente ao mestrado profissional, a pesquisa no doutorado adota como diferencial maior ênfase nos atributos de complexidade, inovação, rigor metodológico e multidisciplinaridade. ”
Na FGV Direito SP, o doutorado profissional está inserido na mesma área de concentração do mestrado profissional, denominada direito e empreendimento. Segundo Junior, a abordagem adota como eixo central a atividade empreendedora, “combinando perspectivas distintas sob a ótica de agentes econômicos e representantes governamentais”. “Valoriza- se, com isso, a visão integrada e multidisciplinar da realidade socioeconômica, para permitir reflexões jurídicas contextualizadas e comprometidas com a construção de soluções normativamente embasadas e dotadas de aplicabilidade prática. ”
São duas linhas de atuação do doutorado profissional na FGV Direito SP: organização, regulação, conformidade e tributação da atividade empresarial; e governança estatal, políticas públicas, inovação e parcerias com o setor privado. Em lugar da segmentação por campos disciplinares ou áreas de especialidade, as linhas do doutorado profissional possuem características transversais”, explica Junior. “Essa opção reforça a importância da abordagem integrada e multidisciplinar para o aprimoramento da prática jurídica. ”
Na FIA Business School, o mestrado profissional já era organizado em duas linhas de pesquisa: gestão estratégica de negócios; e mercado e geração de valor. Com o lançamento do doutorado, que terá como área de concentração a gestão de negócios sustentáveis, foi incorporada uma terceira linha, a de gestão estratégica socioambiental.
Dessa forma, tanto o mestrado quanto o doutorado passam a ter três linhas de pesquisa, com a inserção de disciplinas ligadas a sustentabilidade em todas elas.
Imagem: andrewtneel | Unsplash.com