*Reprodução da matéria do Yahoo! Finanças, para a qual concedi entrevista.
Antes da era do currículo digital, a segunda-feira era o dia mais indicado para enviar currículos, já que a maioria dos candidatos via o anúncio da vaga nos classificados do fim de semana. No entanto, com a nova dinâmica digital surge a pergunta “Qual o melhor dia e horário para enviar meu currículo e acompanhar as publicações das vagas”?
Um levantamento feito pelo VAGAS.com com analisou mais de 160 mil vagas e 839 mil currículos de sua base de dados para saber os dias e horários que os recrutadores mais publicam vagas e avaliam currículos.
De acordo com o levantamento, a terça-feira é o dia da semana que concentra o maior volume de publicação de vagas, com 21% do total. Segundas e quintas aparecem na sequência, com 20%, cada. A quarta-feira detém 19% e a sexta, 18%. Sábado e domingo só respondem, cada, por 1% das divulgações.
Quanto ao horário, o período da tarde (14h às 17h) é o que concentra o maior volume, com 44% do total. É na faixa das 16h às 17h onde ocorre o pico de publicações, com 12% do total. Pela manhã os recrutadores abrem 32% das ofertas de emprego, sendo das 11h às 12h o período de maior volume (12%).
O departamento de RH também concentra a leitura e avaliação de currículos em dias e horários determinados. Segundo os dados apresentados, 45% das aberturas dos currículos acontecem no período da tarde (14h às 17h). Entre às 15h e 16h é o período de maior incidência, representando 13% do volume total. Pela manhã (9h às 11h) há 30% de aberturas dos CVs, sendo das 11h às 12 h o intervalo mais intenso para essa atividade, somando 13% das leituras.
As novas tecnologias trouxeram a possibilidade do RH ter um banco de currículos muito mais eficiente e acessível do que na época do currículo em papel. Mas, na opinião de Elza Fátima Veloso, professora e especialista em gestão de carreiras do Mackenzie, não dá para confiar em um dia ou horário específico para enviar os currículos. Ela recomenda, ao saber de uma vaga interessante, encaminhar imediatamente o seu currículo. “Também é interessante observar os websites das empresas e entrar no espaço “Trabalhe Conosco”, que tem as orientações necessárias para que esse primeiro contato aconteça”, explica.
Para Renato Trindade, gerente da Page Personnel, esse tipo de levantamento pode até ser útil para orientar os candidatos a ficarem mais atentos quanto aos dias e horários que recrutadores mais publicam vagas e avaliam currículos. No entanto, a dinâmica do mercado atual faz com que seja mais importante a forma de apresentação do que os melhores horários. “Nesse novo cenário, as estratégias tem que se renovar constantemente. Quem busca boas oportunidades tem de estar atentos e investir tempo diariamente para procurar vagas. Além de ter em mente que é mais importante pensar na forma da apresentação e do contato do que nos melhores horários ou dias para encaminhar seu CV para oportunidade”, fala.
Fátima destaca que os meios eletrônicos de recrutamento e seleção são dinâmicos e muito diversos. Por isso, o primeiro passo desses candidatos é manter esses cadastros atualizados.
Renato também destaca que é preciso ter foco, determinação, disciplina e paciência na hora de se candidatar a uma nova vaga de emprego.“Outro aspecto importante é conhecer a empresa na qual o candidato pretende concorrer a uma oportunidade. É fundamental saber se essa companhia têm os valores que ele acredita. Um bom conhecimento de mercado ajuda o profissional a entender as empresas e oportunidades que ele tem competências necessárias para a candidatura. A aderência ao perfil é importante para uma candidatura, já que aplicações fora do perfil podem deixar o candidato com uma sensação de que há algum problema com ele”, conta Renato.
Por fim, os especialistas destacam a necessidade da busca por um emprego ser encarada com seriedade e como se fosse um trabalho. “Dedique parte de seu dia na procura por uma oportunidade e se candidate apenas em vagas que façam sentido para sua carreira. Acione contatos de toda a sua rede de relacionamento, tanto por meio das redes ou pessoalmente. Na hora de elaborar seu currículo, não esqueça de destacar projetos da qual participou, apontando resultados práticos e reais”, finaliza Renato.
Imagem: andriklangfield | Unsplash.com