Transições de carreira, atualmente, são cada vez mais frequentes e acontecem em termos objetivos e subjetivos. Objetivamente, mudamos de emprego, de área, de chefe e até de profissão. Conseguimos explicar essas movimentações de forma clara e podemos, inclusive, mencioná-las em entrevistas de emprego e em nosso currículo. Mas, as transições têm também uma outra face, a subjetiva, que envolve a maneira como a pessoa se sente em relação às mudanças.

Algumas transições acontecem porque a pessoa muda subjetivamente e, em seguida, provoca uma mudança objetiva. Mas, pode acontecer de a mudança objetiva acontecer antes, por exemplo em uma demissão não desejada pela pessoa. A assimilação subjetiva, nesse caso, acontece no período posterior à transição objetiva. No entendimento dessa situação, é importante entender que algumas transições são provocadas por vontade do trabalhador e outras acontecem por mudanças no contexto social em que a carreira está inserida. Esse contexto envolve as empresas, o mercado de trabalho e a própria sociedade.

Neste momento de isolamento social, a tendência é que as mudanças de carreira se intensifiquem. As transições subjetivas serão necessárias como forma de adaptação pessoal a novas realidades, não somente em mudanças de emprego, mas, na adequação das pessoas a novas formas de trabalhar. Para que esse processo aconteça com mais tranquilidade, é importante assimilar que:

Transições não duram para sempre e fazem parte de momentos específicos, que servem para consolidar mudanças que levarão a novas realidades profissionais.

A capacidade de superar obstáculos e a adaptabilidade necessárias às transições fazem parte da natureza humana.

O entendimento das transições e a possibilidade de avaliar suas perdas e benefícios acontece no futuro, só depois que a nova realidade está consolidada.

Serenidade e otimismo ajudam a enfrentar momentos sociais difíceis, como os que provocam as transições.

Nenhuma situação profissional é eterna, portanto, novas transições se apresentarão no futuro. A experiência adquirida com as mudanças atuais funcionará como uma competência para enfrentar novas realidades da carreira.

Disponível em: E-mail Marketing da FIA

Imagem: jopwell | Unsplash.com

Receba Atualizações

Se quiser ser avisado de novos artigos ou publicações no site, insira seu email aqui.

Elza Veloso © 2024. Todos os direitos reservados.

Idioma