Já foi o tempo em que ter uma profissão significava ter segurança. Antigamente, quem não tinha profissão ficava, ao longo do tempo, em uma posição vulnerável frente aos que haviam descoberto sua vocação e estudado para alcançar um diploma. De forma diferente, hoje em dia, independente da sua formação acadêmica, um mesmo profissional precisa saber se desenvolver em diversas ocupações ao longo da sua carreira, inclusive em algumas que exigem qualificação menor do que as comuns à profissão escolhida.

Oscilações do mercado de trabalho não poupam ninguém. Saber navegar por diversas opções, dentro e fora da profissão escolhida, é a melhor forma de promover continuidade para a carreira, mesmo que certos caminhos não pareçam tão óbvios. Esse é o caso, por exemplo, de engenheiros em épocas de baixa expansão da economia. A matéria da Folha de 23 de janeiro de 2016 mostrou casos de pessoas com formação em engenharia que precisaram recorrer a ocupações diferentes, inclusive com queda em sua remuneração.

Mas, será que as pessoas devem parar de escolher a profissão de engenheiro e migrar em um “efeito manada” para profissões mais promissoras? A mesma matéria mostra que, nos últimos anos, a procura por essa profissão aumentou, tanto em número de formandos como em número de matriculados nos cursos de graduação. De fato, existe uma grande dificuldade em conhecer o futuro das profissões por conta de tantas e imprevisíveis oscilações econômicas, além da influência contínua dos inegáveis avanços tecnológicos progressivos.

Nesse ponto, o profissional que sobrevive é o que sabe migrar entre várias situações profissionais, com diferentes vínculos, sem o sentimento de fracasso, mas, com a visão de que uma profissão engloba tantas nuances que um profissional jamais poderia prever em suas escolhas iniciais. Então, a palavra “profissão” passa ter um sentido plural de “profissões” para dar conta das necessidades atuais de adaptação constante da carreira aos vários cenários que se apresentam.

Disponível em: Blog do Prof. Dr. Leonardo Trevisan

Imagem: firmbee | Unsplash.com

Receba Atualizações

Se quiser ser avisado de novos artigos ou publicações no site, insira seu email aqui.

Elza Veloso © 2024. Todos os direitos reservados.

Idioma