Autores: Elza Fátima Rosa VelosoI, Joel Souza DutraI, André Luiz Fischer, João Eduardo Albino PimentelII, Rodrigo Cunha da SilvaIII, Wilson Aparecido Costa de Amorim
Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar a relação entre a adoção de práticas de gestão de carreira por empresas atuantes no mercado nacional e a percepção de seus empregados, executivos e não executivos, sobre suas possibilidades de crescimento profissional no seu emprego atual. Para o cumprimento de tais objetivos, 550 empresas foram pesquisadas e os resultados apurados por meio de estatísticas descritivas e de um modelo Probit. Foi constatado um maior impacto das práticas de gestão de carreira sobre a percepção dos não executivos. Os executivos, provavelmente por terem suas competências mais desenvolvidas que os não executivos, percebem suas possibilidades de crescimento profissional de forma menos dependente da empresa onde trabalham.
Palavras-Chave: gestão de carreiras, crescimento profissional, profissões, desenvolvimento profissional, aspirações profissionais.
Ano: 2011
Periódico: Revista Brasileira de Orientação Profissional
Link p/ o Artigo: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902011000100008